Antítese
Há 8 anos
Pois é ... a CIENTEC acabou. As luzes acenderam e o elevador voltou a se mover (se você não entendeu, leia o post anterior. Talvez você entenda, talvez não). Ando sem tempo para nada e só tenho pensado em trabalhos. Infelizmente. O blog vai continuar abandonado por mais um tempinho até essa avalanche de trabalhos acabar, só estou aqui porque eu prometi à uma amiga que iria postar sobre Os Cavalos de Netuno de Walter Crane.
Rodin, um artista impressionista, afirma em seu livro L'Art [A Arte] (1991): "o artista é verdadeiro e a fotografia mentirosa, pois na realidade o tempo não para". Observe essas fotografias em sequência do galope de um cavalo e depois compare com o quadro de Crane.
Agora eu pergunto: qual deles captou a emoção e a intensidade do galope? Não sei quanto a vocês, mas para mim, o que Rodin falou faz muito sentido. A fotografia capta o cavalo em diversas posições que fazem sentido em sequência, mas, quando isoladas, o animal não parece estar galopando. Está certo que Crane utilizou os cavalos também em sequência, mas isso se deve, no caso, à proposta do quadro de mimetizar uma onda. Se você olhar separadamente os cavalos de Crane, ainda assim, conseguirá perceber que eles estão galopando.Marcadores: Artes, Ê vidinha...

E eu sou a famosa amiga, tá gente? (Ou não? '-' uahuahuahuhau...)
O quadro é muito lindo *_*. Adorei sua análise, e também acho que Rodin tinha razão. Não tem sentimento nessas fotografias, como vejo no quadro. Tipo, cara, os cavalos quase têm expressões!
Mas uma fotografia, quando bem feita e tal, também pode expressar emoções. Tudo depende do ângulo, do foco, da composição etc, assim como em um quadro ou desenho. A vantagem é que podemos também usar as cores e inventar novas formas, no segundo caso, enquanto estamos presos a um quadrinho e uma lente, quando fotografamos. Na verdade, por causa disso, não sei qual o mais difícil de lidar XD.
Desculpa a demora pra postar, mas eu, assim como você, estou entupida de coisas pra fazer >.<.
Beijão! ;****
O Negócio é que no caso da fotografia não é só a questão da emoção. Um artísta pode, por exemplo, representar um cavalo em um movimento ambíguo onde a parte da frente encontra-se em um momento do galope e a parte de trás em outra dando a idéia de galope em uma única imagem, sabe? Coisa que uma fotogragia nunca vai conseguir =P
Obrigada pelo comentário gata, e sim, você é a famosa amiga :P
Post em sua homenagem!